16 de junho de 2013

Killa - Um verdadeiro restaurante peruano.

Há aproximadamente 2 anos eu fui para a Bolívia (de novo!) e para o Peru com duas grandes amigas e ótimas companhias de viagem. Saímos de La Paz, passando por Copacabana, Puno, Titicaca, até chegar em Cuzco e descer para Lima. 

Como sempre fiz uma pesquisa detalhada sobre a comida peruana (a boliviana é dispensável) e na companhia das garotas tive refeições deliciosas e saborosíssimas! E claro que me apaixonei por completo pela culinária deles. 

Aqui no Brasil eu não posso saber que abriu um peruano que quero ir logo conhecer. No Rio tem o Intihuasi que é péssimo. Não vai nem entrar aqui no blog porque achei tão ruim que não tirei nenhuma foto. Só salvava as papas rellenas

Em Maceió tem um ótimo. Chama-se Wanchaco. Quem for a Maceió precisa conhecer. Tem que chegar cedo porque lota.

E em São Paulo tem o excelente Killa, localizado em Perdizes, bairro que vem recebendo várias novidades gastronômicas. Fiquem de olho!

O ambiente do Killa é colorido e claro e alguns garçons são mesmo peruanos. Então peça para eles explicarem direitinho cada prato porque eles realmente sabem do que estão falando.
Assim que você senta eles colocam uns caroços de milhos torrados e salgadinhos como se fossem amendoins. Típico peruano. E para inaugurar a diversão, claro que pedimos pisco sour. Refrescante!


No cardápio você encontrará várias opções de ceviche. O prato mais famoso do Peru. Eu não posso comer nada do mar, mas Fábio pode saborear um belo ceviche de atum e peixe branco, temperado com leche de tigre ao curry e manga.

Calma...leche de tigre nada mais é do que o caldo do peixe marinado e temperado com limão. 


Eu pedi o tradicional lomo saltado. Esse prato é muito simples, mas o molho da carne é tão saboroso que comprei um molho pronto em Lima. Claro que não é igual, mas quebra um galho quando sinto saudade da viagem.

Se você achou tudo muito comum, o Killa oferece também pratos típicos e mais exóticos como anticuchos e outros tiraditos...anticuchos? coração de boi.
De sobremesa o doce mais típico: suspiro limenho. É muuuuuuito bom! Lembro até hoje a cara da Adriana quando provamos isso pela primeira vez num restaurante em Cuzco. 
Só que o suspiro do Killa tem um toque a mais, morangos marinados no pisco. Só de lembrar fico com água na boca!


Olhem isso!!! É tão bom que na época que fomos no Peru eu pesquisei a receita para fazermos no Brasil.

Ainda não testei, mas é tão simples e não pode dar errado. Só falta um detalhe: leite evaporado. A Nestlé costumava vender, mas não tenho encontrado mais. Era uma latinha como se fosse creme de leite. Em várias receitas eu vi como leite comum mesmo.

Então vamos lá!


Ingredientes


Doce de leite
- 25 g de açúcar refinado
- 400 ml de leite
- 400 ml de leite condensado
- 8 gemas



Merengue de vinho do Porto
- 340 ml de vinho do Porto
- 240 g de açúcar refinado
- 3 claras
- Saco de confeiteiro



Modo de preparo



Doce de leite
Em uma panela, leve o açúcar ao fogo baixo para caramelizar. Acrescente os leites e, mexendo sempre, deixe reduzir até engrossar. Tire do fogo e adicione as gemas, incorporando bem. Passe por uma peneira e deixe esfriar.



Merengue de vinho do Porto
Leve o vinho e o açúcar ao fogo e espere reduzir pela metade. Bata as claras até atingir o ponto de neve e acrescente aos poucos, delicadamente, a redução de vinho ainda quente. Continue batendo até obter uma consistência homogênea e cremosa. Ponha o doce de leite em uma taça e, com a ajuda de um saco de confeiteiro, acrescente o suspiro por cima.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
^