13 de maio de 2012

Térèze - O Rio merecia uma restaurante assim!

Vou inaugurar as postagens do Rio de Janeiro falando de um lugar especial pela história de suas construções e pela qualidade do serviço ofertado. 

Já faz um tempinho que o Hotel Térèze foi inaugurado por um grupo francês que apostou no Rio de Janeiro e especialmente no encantador bairro de Santa Teresa (vou falar muito desse bairro porque simplesmente a.do.ro!) 

Antigamente o lugar era o conhecido "hotel dos descasados" que acolhia homens recém divorciados. Do lugar ficou a linda arquitetura do prédio principal e o nome do bar chamado "Bar dos Descasados" que hoje de descasado não tem nada já que é absolutamente perfeito para se ir a dois. O lugar é uma delícia! Uma varanda espaçosa com sofás e futtons super confortáveis para se esticar e saborear os drinks muito bem preparados e apreciar a vista linda dos casarões de Santa Teresa.

No bar eu já fui algumas vezes e sempre bebi muito bem, mas nunca provei do cardápio. Mas sei que servem sanduíches especiais e algumas outras opções que me parecem interessantes.



Pois em pleno carnaval de 2012, a convite do chef Damien Montecer, eu e Fábio pegamos um táxi e fugindo da folia fomos jantar no restaurante do hotel, o Térèze. Muito chique! Fiquei me achando, tá?

Optamos por chegar antes das 19h. para curtir o pôr-do-sol e aproveitar o horário de verão bebericando  no bar um Caju Amigo refrescante.





E depois de curtir a vista e relaxar, nos dirigimos para o restaurante para conhecer as novidades do cardápio. O Damien Montecer está no Brasil faz alguns anos e tem um histórico bem considerável. No currículo consta o trabalho com o mestre dos mestres Alain Ducasse e Gordon Ramsay (aquele que aparece super bravo nos programas do GNT), foi eleito chef Revelação em 2010 por Danusia Bárbara, cozinhou para chefes de Estado e tantas outras coisas que é só buscar no google se quiserem saber mais. 

Voltando ao menu, o monsieur Montecer encantado pelos produtos culinários brasileiros criou um cardápio especial onde mistura ingredientes tipicamente brasileiros e selecionados com produtos da culinária francesa. No que dá? Puro deleite!



A decoração é muito elegante sem arrogância. Mesas e cadeiras de madeira, luzes bem direcionadas para as mesas e janelões para os casarões. Só que do ambiente vou falar rapidinho porque não vejo a hora de escrever sobre o jantar e com isso reviver os sabores franco-brasileiros...hummmm


Lembrando que fui convidada pelo chef, tive a sorte de ser apresentada a quase todo o cardápio, com exceção dos peixes porque sou alérgica. 

Logo de início a primeira delícia: caldinho de feijão branco condimentado, farofa de castanhas e mini ravioli de cogumelo trufados. Aff! Sensacional! Pode parecer uma mistura estranha, mas não é. É muito bom! Como poderíamos imaginar que o nosso feijão branco, normalmente servido com cozido, ficaria perfeito com ravioli e trufas?!



A segunda entrada foi demais. Sou muito fã de queijo de cabra. De todos os tipos! E nos foi servido queijo de cabra da fazenda Geneve (aquela ali da região serrana), empanada na castanha de caju e geléia de cupuaçu acompanhado de uma saladinha de palmito pupunha fresco com jambu. Já comeu jambu antes? Eu também não! Precisei que um francês me apresentasse. Tstststst.



Para um pouquinho, descansa um pouquinho e veio o leitão caipira, braseado acho que na rapadura, cebola confit e compota de batata doce trufada. Excelente! A carne estava super macia e achei que os acompanhamentos combinavam super bem. Agora atenção: o prato é adocicado. Eu gosto, caso você não, peça outra coisa.



Foi servido também o Churrasco Térèze, um especial primerib, grelhado no tomilho, jacket baroa, queijo coalho, glacê de Malbec e girolles salteados. Ma.ra.vi.lho.so!



Pensa que acabou? O grand finale foi Pato Belém que fez o Fábio arregalar os olhos e sorrir! Magret de pato grelhado com castanha do Brasil, palmito fresco refogado e molho de açaí.



Nessa hora eu me toquei da sobremesa! E infelizmente tive que avisar ao chef que eu já tinha uma boa noção do cardápio do restaurante e que era a hora de conhecer as sobremesas! Rs!

Eis que colocam diante de nós o denominado Carnaval de Doces! Uma degustação de sobremesas e sorbets. Mas não pense que isso foi para nós, essa opção consta de verdade do cardápio! Uma graça em termos de beleza e sabor! Amei!




O jantar foi perfeito. Independentemente de ter sido convida pelo Damien, até porque eu já estive no restaurante outras 2 vezes, acho que é um dos lugares mais legais do Rio de Janeiro.

É claro que isso tudo tem um preço, que evidentemente é relativamente alto, mas não diria que é caro porque é um super programa gastronômico. A maioria dos pratos custam R$ 70,00 mas podem chegar até R$120,00. 
Ao meu ver caro mesmo é pagar R$ 60,00 por pessoa na salada de folhas com carne assada e suco de tangerina numa cadeia de restaurantes da zona sul, certo?

Então mergulhem no Saveurs  do Brésil!


http://santa-teresa-hotel.com/

3 comentários:

  1. Adriana Silveira Mandarino13 de maio de 2012 às 19:12

    Perfeito o post, que conseguiu exprimir a magia do lugar e a sensibilidade do chef.

    ResponderExcluir

 
^