5 de agosto de 2011

Liberdade, merece uma visita!



Tem muito paulista que fala mal do bairro da Liberdade, pois eu acho simplesmente in.crí.vel. É claro que não é mais como antigamente, que o bom do bairro se limita à Rua da Glória e a Galvão Bueno, que agora tem muito mais chinês do que japonês (onde não tem? E o Saara no Rio?), que as calçadas estão cheias de bolivianos, mas com um olhar curioso é possível se divertir muito! E tem muitas comprinhas para se fazer. Semana passada eu levei uma carioca querida que está morando em SP desde abril, mas nunca tinha ido lá porque o pessoal do trabalho dizia que não prestava e que não tinha nenhum restaurante que prestasse. Aaah que mentira!


Para chegar na Liberdade é super fácil e tem um metrô bem na pracinha central do bairro. Você pode começar o passeio indo na Ikesaki Cosméticos na rua Galvão Bueno nº 37 (http://www.ikesaki.com.br/imprensa.htm), uma loja gigante de 3 andares com tudo que você pode imaginar para cabelo, unha e etc. Tem uma parte da loja que é só para esteticista e profissionais de salão. Snif snif! Nunca consegui entrar, só espiar, mas se você conhecer alguém para te colocar para dentro, dizem que é uma verdadeira Disneylandia para mulheres.
Outra dica são as lojas Ludovicus (http://www.ludovicus.com.br/index_ful.asp) famosa pelos cílios postiços e a Audrey de cosméticos.



Descendo a Galvão Buenos você vai encontrar muitas lojas de produtos orientais, todas divertidas mas acabam sendo um pouco repetitivas. Mas não deixe de ir no mercado chamado Marukai. Uma verdadeira revelação!! Você vai encontrar latas de lichia em calda, perfeitas para fazer capisakes por no máximo R$5,00; caixas de shimeji por R$ 2,99, chás maravilhosos, joguinhos de louça para saborear saquê, e muitos molhos, pimentas, legumes que nunca tinha visto, peixes secos com olho e tudo, doces de feijão e até ovos de galinha com meses fora da geladeira (tenho pavor de alguém quebrar um desses quando estiver dando o meu passeio na loja. Aff!) Vale muito à pena fazer umas comprinhas nesse lugar para incrementar a despensa!





Das lojas para casa, além das de futton como a Futon & Home na rua dos Estudantes, a que eu mais gosto e acho que tem o melhor preço é a Omiyague Japan Houseware. Já comprei muita coisa boa nessa loja, desde pegadores de bambu à panelinhas que vão ao forno e são lindas para servir escondidinhos, sopas e etc.

Outra loja legal é a Tenmam-Ya que só vende produtos vindos do Japão http://www.tenmanya.com.br/.

Aí você andou para caramba, a fome está apertando e você vê aqueles restaurantes com cara esquisitas, pois não pense duas vezes em se dirigir para a Rua da Glória n° 111 e escolher entre as seguintes opções:


Prestou atenção nos horários? Lá em SP muitos restaurantes fecham depois do horário de almoço e só reabrem para o jantar.

Você pode ficar um pouco cabreira de subir no elevador pensando que está entrando no escritório da yakusa, mas eu posso garantir que se você for no Sukiyaki House você não vai se arrepender!
Como o nome já diz a especialidade do restaurante é o sukiyaki, um prato de carne grelhada, ovos, cogumelos com vários legumes e verduras. O mais legal é que o prato é preparado na sua mesa aos pouquinhos enquanto você descansa das descobertas incríveis que você fez. Uma delícia!!

Na Liberdade existem muitos outros restaurantes. Outro bem famoso é o do chef Rong-he http://www.ronghe.com.br. Eu não conheço, mas o showzinho do macarrão é bem afamado.

Se você não estiver com fome de almoço e sim de comer uma coisa gostinha, então o lugar certo é Itiriki Bakery na esquina da Rua dos Estudantes. www.bakeryitiriki.com. Lá você vai encontrar vários sucos diferentes, como o suco de pobá, típico da Tailandia,

além dos sucos de lichia e água de coco enlatados,

pães diferentes como o melon pan,


ou o kare pan, recheado de curry, batata, frango e outras coisicas


E ainda deliciosos bolos!


Mas se você não gostou de nada ou não tem o perfil para mergulhar nessa diversidade gastronomica, fique tranquila porque o “M” amarelinho é universal!









Um comentário:

  1. O kare pan tem massa bem gostosa, mas o recheio não é gostoso. Tem um pão com recheio de doce de feijão que é bem interessante. As sobremesas, em especial a queijadinha, são deliciosas. Boa indicação!!!

    ResponderExcluir

 
^